MINI-BIO

Designer de fluxos de conversação para grupos humanos, com foco em inteligência colaborativa

Consultor em ativação de redes sociais e aprendizagem informal.

Desenha e conduz processos de diálogo para grupos humanos, sejam empresas ou instituições.

Atua em eventos, encontros e palestras como ativador de reflexões para grandes multidões, em temas locais ou globais.

Colabora com o Itaú Unibanco liderando a ativaçào da rede do Programa de Finanças Sustentáveis Itaú.

Participa da ativação da rede do Ciclo de Novas Profissões, um projeto da Fundação Telefônica.

Atua como consultor para inovação no Grupo Bio Ritmo, líder de negócios em fitness no Brasil.

Promove conversações para inovação no Banco Pátria Investimentos.

Concebeu e implantou os processos da inovação de ensino-aprendizagem dos callcenter Vivo de todo o Brasil e ativou a rede de conversações nacional que subsidiou a inovação das políticas de sustentabilidade da Vivo.

Integrou a equipe como um dos principais responsáveis pela criação e implantação do projeto da TV Escola Digital Interativa, para o Ministério da Educação na equipe de Cristovam Buarque.

Se faz presente na internet desde 1994, liderando iniciativas pioneiras em educação, inclusão e novos negócios a partir da cultura digital.

Produz, mantém e compartilha conteúdo próprio em blogs e redes sociais como plataforma de co-inspiração e construção de novos conhecimentos.

Cursou Jornalismo na PUC/SP e Certificação em Biologia Cultural com o Prof. Humberto Maturana e Ximena Dávila, da Escuela Matriztica de Santiago.

HISTÓRICO

Participou da concepção, dirigiu a implantação da rede Ning, promoveu a etnografia e conduziu os encontros da projeto Ciclo de Novas Profissões TELEFONICA/VIVO em 2011.

Concebeu e implantou os processos da inovação de ensino-aprendizagem dos callcenter Vivo de todo o Brasil e ativou a rede de conversações nacional que subsidiou a inovação das políticas de sustentabilidade da Vivo.
Integrou a equipe básica de criação e implantação do projeto da TV Escola Digital Interativa, para o Ministério da Educação na equipe de Cristovam Buarque.

Se faz presente na internet desde 1994, liderando iniciativas pioneiras em educação, inclusão e novos negócios a partir da cultura digital.
Produz, mantém e compartilha conteúdo próprio em blogs e redes sociais como plataforma de co-inspiração e construção de novos conhecimentos.

FORMAÇÃO

Cursou Jornalismo na PUC/SP com foco em novas mídias;

Certificação em Biologia Cultural com o Prof. Humberto Maturana e Ximena Dávila, da Escuela Matriztica de Santiago, durante três anos através da UNINDUS.

CRONOLOGIA

  • Luiz Orlando Algarra da Silva Freitas é um profissional de comunicação, com formação em Jornalismo (1980/1984) na PUC/SP e atuação em rádio, televisão e internet, sempre em projetos criativos e pioneiros.
  • Iniciou suas atividades em 1984 com uma ação política de alcance nacional: articulou, montou, colocou no ar e propagou na imprensa a TV Livre Sorocaba, primeira emissora clandestina de grande potência do Brasil.
  • A iniciativa lhe rendeu notoriedade como no debate sobre Democratização da Informação em nosso país, em plena discussão da Constituinte. Produziu um documentário que resumiu a experiência da TV LIVRE e foi premiado(1985) pelo FESTIVAL FOTÓPTICA do MIS (Museu da Imagem e do Som).
  • Algarra prosseguiu atuando (1986/1990) como repórter, roteirista, diretor e apresentador em projetos alternativos de televisão como ONDAS LIVRES, programa FORTE APACHE e TV MIX, na TV GAZETA/SP, sempre difundindo conteúdos instigantes e libertários.
  • Profissionalmente, atuou como roteirista, produtor, repórter e apresentador de vídeos institucionais e de treinamento (1991/1995) para clientes como Pepsi-Cola, Grace-Dearborn e Villares, entre outros. Também operou sistemas de editoração eletrônica, concebendo, diagramando e pós-produzindo publicações comerciais e corporativas.
  • Fundou a LUZ COMUNICAÇÃO, destacada como um dos primeiros estúdios (1995/1998) de produção de Internet do Brasil, responsável pela criação e produção de websites para o BANCO BAMERINDUS, BAMERINDUS SEGUROS, BAMERINDUS INTERNACIONAL e INPACEL (Fábrica de Papel).
  • Também concebeu e produziu (1996/1997) a GUI (Interface Gráfica de Usuário) dos terminais da auto-atendimento de toda a rede de agências HSBC, com excelentes resultados de adesão e aprovação por parte dos usuários.
  • Coordenou, implantou e dirigiu (1997/1998) o estúdio de criação de páginas do ZAZ em Sorocaba, produzindo desde o site da Cidade Virtual de Sorocaba (premiado pelo ZAZ como melhor projeto de site de cidade daquele ano) até o website da Pirelli Brasil (Pneus, Cabos e Corporate).
  • Atuou como lojista de comércio eletrônico (1998/1999) em um serviço de B2C (BrasilPostMail ) para envio de correspondência para o Brasil através da Internet. Recebendo cartas de todo o planeta que, depois de impressas, eram devidamente postadas na EBCT (Correios) para entrega no endereço do destinatário. Neste período desenvolveu uma parceria com o Banco PARIBAS, em Paris, na utilização de sua solução de comércio eletrônico.
  • Concebeu, desenvolveu e implantou (1999/2000) um portal educacional que oferece conteúdos classificados e avaliados por professores (mais de 5000 sites) para uso em insituições de ensino e pesquisas escolares.
  • Atuou como consultor na integração de mídias convergentes (TV/Internet) do programa Sociedade Anônima (2000/TV Globo) e participou da criação, arquitetura e análise dos websites dE programas de entretenimento e dramaturgia da TV Globo no período de implantação (2001/2002) do Departamento de Internet da CGP (Central Globo de Produções).
  • Participou da concepção e coordenação do desenvolvimento da TV Escola Digital Interativa (2003/2004/2005) para o Ministério da Educação e UNESCO.
  • É membro fundador do coletivo Nave.org;
  • Foi Diretor de Estratégia da Computador Usado.com, empresa de reuso comercial de hardware;
  • Se desenvolvendo no Programa de Educação Empresarial da CEMPRE (Metanóia) .
  • Atuou como organizador do Global Forum Amercia Latina São Paulo (2008)
  • Sócio-fundador e consultor associado da Papagallis – Aprendizagem Informal.
  • Cursou a Certificação em Biologia Cultural, com Humberto Maturana e Ximena Dávila, pela Escuela Matriztica de Santiago, por quatro anos, buscando um novo olhar sobre o viver e habitar o humano.
  • Atualmente é consultor, palestrante, e designer de processos conversacionais, atendendo diversas empresas em todo o Brasil.
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 3.383 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: