Prisma
Prisma

About these ads
  1. Daniel Witaro

    Grande, Luiz! Muito bom, tem muito a ver com a defesa do Maturana quanto a rejeitar um acesso privilegiado a uma realidade universal e independente dos observadores, né? Pergunta provocativa, será interessante aceitar quem não aceita os outros ou um subgrupo destes (como os nazistas)? Abraço!

    Responder

    1. lalgarra

      Aceitar que uma pessoa faz o que faz a partir de um contexto íntimo que para ele é legítimo, tão legítimo quanto os meu próprios contextos íntimos, não implica em tolerar os atos desta pessoa. Devemos no mínimo nos afastar, na pior circunstância nos proteger e no limite combater situações que nos oprimem e submetem. Conservar o bem-estar em nosso viver é condição da própria vida humana.
      Entretanto, considerando que cada um de nós é a resultante circunstancial das relações que experimentamos com tudo, todo e nós mesmos, podemos aceitar que cada um dos nazistas agiu como agiu a partir de sua própria coerência operacional no acoplamento com o contexto em que vivia de acordo como o momento presente que viveu. Podemos até mesmo condenar estas pessoas à prisão, entendendo que seja impossível restaurar nosso espaço de convivência com elas e o isolamento seja a última alternativa para a conservação da vida.
      Mas não podemos atribuir a cada indivíduo nazista a única e exclusiva responsabilidade de ter não ter conseguido balancear sua própria história íntima com o contexto social da época mantendo uma atitude humanista a partir de uma ética universal.

      Responder

      1. Daniel Witaro

        Entendo e concordo! Acredito também que em certas circunstâncias, pode ser necessária uma atitude política mais incisiva contra o discurso daqueles que procuram negar os outros e a conservação de nosso conviver em bem-estar. Obrigado pela resposta!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.683 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: